Por que um smartphone é tão caro?

Mesmo com toda a evolução e variedades de marcas de modelos de celulares é possível notar que os preços dos aparelhos também estão ficando cada vez mais caros e alguns aparelhos podem ser considerados objetos de luxo para muitos brasileiros. Além dos custos com os investimentos em tecnologias de desenvolvimento, transportadoras, funcionários, lojas, propagandas e até mesmo com os impostos, o aparelho também recebe preços maiores devido aos recursos e potências que recebe. Na verdade não fazemos idéia de como esses recursos e componentes pesam no preço final do produto, são custos com a câmera, com o processador e outros. Veja abaixo como isso tudo influencia nos preços dos aparelhos. E entenda porque a maioria dos Smartphones são tão caros:

O que encarece um celular?

smartphones-caros-do-mundo

Foto divulgação: O que encarece os Smartphones

Processadores: É o componente que mais pesa no preço do aparelho e quanto mais potente for maior o preço do aparelho como no iPhone 5 e no HTC Nexus One. Eles custam mais ou menos 30,50 dólares e por toda fabricação pode chegar a um preço final de até 200 dólares.

Armazenamento: Em alguns casos os celulares com um sistema de armazenamento melhor como o Nokia N8. O custo desse armazenamento pode chegar a 37,12 dólares, mas existem os mais baratos como o iPhone que gira em torno dos 12 dólares.

Telas: Nos iPhones as telas com sensibilidades ao toque e com películas o preço final fica em torno de 25,50 dólares, mas no caso do Nokia o valor chegou aos 39,25 dólares e o HTC Nexus One chegou aos  41,50 dólares.

Sistema de comunicação: Para que esse sistema funcione o aparelho possui um chip específico. No iPhone 5 esse sistema custou 25 dólares, mas podem variar como no BlackBerry Z10 que custou apenas 8 dólares.

Chassi: Todo material usado para envolver os componentes dos celulares também contam na hora de calcular o preço final mesmo por que é isso que vai determinar o design do aparelho. No Nokia N8 o custo foi de 21,30 dólares, já no iPhone 5 custou 14 dólares.

Câmeras: Quanto mais potente for a câmera  mais caro fica o aparelho e como os celulares estão ganhando câmeras cada vez melhores a tendência é subir os preços. No Nokia N8 o custo foi de 31,10 dólares, já no iPhone 4 o custo foi de apenas 6 dólares e o iPhone 5 foi 10 dólares.

Esses são os preços especulados pelos especialistas já que as empresas nunca vão revelar o real valor dos componentes. Também devemos levar em conta o lucro da empresa e o lucro de quem vende os produtos sem contar que a marca conhecida sempre vai cobrar mais por seus aparelhos por ter mais credibilidade no mercado.

Veja também: Conheça alguns Smartphones que melhor combinam preços e qualidades, barato e bom!

Comentários

Envie seu comentário