Principais Funções da Logística nas Empresas

As principais funções da logística são o processamento de pedidos, armazenagem, gerenciamento de estoques e transporte. Existem diferenças entre a distribuição física e o gerenciamento de logística, embora muitos iniciantes possam não conhece-la. A verdade é que para muitos gerentes, durante muito tempo, a distribuição física tratou-se apenas entre encher caminhões e descarregar em depósitos. Então chegou o termo “logística” para mudar um pouco essa história, incorporando-se à distribuição física, e aí nasceu o gerenciamento de logística. O foco da logística está em lucrar com os clientes e, para isso, a logística faz o planejamento, a implementação e  o controle do fluxo de materiais.

funçoes-logisticas

Antes, quando não existia esta questão das empresas pensarem em gerenciamento de logística, as empresas apenas tentavam transportar os produtos da fábrica até os clientes com o menor custo possível, mas hoje isto mudou e mudou bastante. A logística busca oferecer ao cliente um determinado nível de atendimento ótimo, tendo pouco custo para que isto aconteça. Aí a preocupação passa a ser a satisfação do cliente e um bom nível de atendimento.

Processamento de pedidos

O processamento de pedidos é uma das funções da logísticas que devem ser feitas de maneira rápida e também de maneira precisa. E tudo isto é possível através de vendedores que fazem bem o seu papel, de telefone – importante para a comunicação com o clientes – da troca eletrônica de dados (EDI), de aparatos tecnológicos, tais como leitoras ópticas. Também é preciso que haja uma padronização de todos os produtos para que não haja erros e uma série de outras ferramentas que ajudam no processamento de dados.

Armazenagem

Quando um produto é produzido, não necessariamente isto é feito no período em que o consumidor vai precisar dele. Com isto queremos dizer que há um ciclo de produção e de consumo e que estes ciclos muitas vezes não coincidem, sendo necessário que tais produtos sejam armazenados até que o período de consumo chegue. Por isso uma das funções da logística importante para a manutenção do produto é a armazenagem do mesmo.

Gerenciamento de estoques

Estoque é dinheiro que não está em circulação, e, portanto, encontra-se parado sem gerar lucro para a empresa. Para que este estoque circule, é preciso que haja um bom gerenciamento do mesmo. Uma das funções da logística que fazem toda a diferença para que mercadorias entrem e saiam é o gerenciamento de estoque. O estoque precisa estar sempre equilibrado, pois, caso o contrário, pode haver perda de dinheiro. Nunca se pode ter produtos demais e nem produtos de menos no estoque, isto é quase uma regra.

Transporte

Dependendo do tipo de produto que a empresa vai precisar transportar, precisará utilizar um tipo de transporte diferente. Alguns produtos necessitam de mais cuidados, outros não. A boa escolha de uma transportadora faz toda a diferença na hora de cortar custos. A empresa pode optar por transporte ferroviário, rodoviário, marítimo ou fluvial, aéreo, dutos e intermodal. É preciso que a empresa veja quais destes meios é o melhor para fazer o uso desta função da logística.

Como foi visto, existem quatro tipos de funções da logística e você acabou de os conhecer.

Comentários

Envie seu comentário