Projeto para salvar vidas em áreas de Risco de Deslizamentos

O programa Caldeirão do Huck vem apresentando um quadro tem feito muito sucesso, o quadro Jovens Inventores esta mostrando para todo o Brasil historias de jovens que tiveram ideias especiais e elaboraram as mesmas. Jovens que faz da curiosidade uma sede de conhecimento e descobertas. A primeira historia foi dos jovens que descobriram as propriedades curativas da agua de quiabo para pessoas com diabetes, o segundo apresentado por Luciano Huck foi a descoberta dos jovens do interior de RN que descobriram que a cera de abelha é um poderoso conservante ecológico.

Hoje o programa apresentou o invento do Isaías Junior um jovem brasileiro de Sorocaba, que também usou a curiosidade para encontrar soluções praticas para a sociedade, e no seu caso vai muito mais além. Seu projeto SISMAR é para salvar vidas.

SISMAR (Sistema Integrado de Sensores de Monitoramento em Áreas de Risco)

No Brasil já ocorrem vários desabamentos de terra em zonas habitadas, o que já levou a vida de muitas pessoas que estavam dentro de suas próprias casas. Na época da chuva há uma imensa probabilidade de deslizamentos de terra e ainda hoje existe inúmeras áreas de risco habitadas por milhares de famílias brasileiras.

Com isso Isaías Junior desde pequeno se comoveu com essa realidade e colocou na cabeça que deveria fazer alguma coisa para ajudar e solucionar algo a respeito disso. Até que criou um simples sistema para avisar a população com um alarme de que estão correndo risco de vida e para assim poder todos evacuarem.

O projeto de Isaías propõe a instalação de sensores com alarmes em morros e áreas de risco. O mecanismo do equipamento é simples mas bastante eficaz, o sensor consegue detectar a quantidade de agua absorvida pelo solo e disparar um alarme se o mesmo está instável o corre risco de desabar. Quando detectado o risco, soará um alarme avisando rapidamente a população próxima ao local.

Isaías levou o projeto para as melhores feiras de ciência do pais onde ganhou prêmios o projeto quando em pratica pode salvar muitas vidas.

enchentes_no_rio_de_janeiro_petropolis_thumb

Desabamento de terra no Rio de Janeiro 

Comentários

Envie seu comentário