Prorrogado o Prazo da Vacinação Contra a Gripe

Foi prorrogada ontem – quarta-feira (24) – pelo Ministério da Saúdea Campanha Nacional contra Gripe. O prazo, que se encerraria nesta sexta-feira (26) agora vai até 10 de maio. A Medida visa ampliar o número de pessoas imunizadas. Até agora, a campanha conseguiu que apenas pouco mais de 50% do seu público-alvo fosse vacinado.

Campanha-vacinação-Gripe

No Rio de Janeiro, a campanha já havia sido estendida até o dia 3 de maio, em função do fechamento dos postos de saúde e das clínicas da família durante o feriado prolongado de São Jorge.

A expectativa é de que pelo menos 80% de 39,2 milhões de pessoas sejam vacinadas. A campanha inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas, presidiários e profissionais de saúde. Doentes crônicos e mulheres com até 45 dias de pós-parto também precisam ser vacinados.

Segundo o próprio ministério da saúde, a prorrogação é um procedimento normal e deve abranger todos os estados.

A imunização também protege contra os três subtipos do vírus “influenza”: H1N1 ou gripe suína, a H3N2 e o B.

Foram distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina em 65 mil postos de saúde.

No último ano, mais de 80% da população foi vacinada, totalizando em 26 milhões de imunizações.

Os indivíduos com doenças crônicas, ou seja, aqueles que possuem problemas cardíacos, pulmonares, que tenha feito transplante de rim, que sofra de obesidade, deficiência mental e pacientes que usam medicamentos imunossupressores, entre outros, terão atendimento especial e intensificado. Eles poderão ser atendidos em qualquer posto de saúde. Para isso, é necessário apresentar uma prescrição médica.

No estado de São Paulo, cerca de 7 mil postos de saúde estarão abertos para a vacinação das 8h às 17h.

No Rio de Janeiro, 1.500 postos de saúde em todos os municípios do estado fazem a vacinação.

Comentários

Envie seu comentário