by

Quais são os sintomas do Zika Vírus, Chikungunya e Dengue?

Só mesmo um diagnostico médico conclui exatamente se uma pessoa contraiu o vírus da Dengue, Zika Vírus ou Chikungunya, os sintomas dos mesmos são parecidos, no entanto, há diferentes sintomas entre os três que define o diagnostico correto. Confira abaixo uma tabela que esclarece as diferenças entre as três doenças, para que você possa saber de antemão a diferença dos sintomas entre o Zika Vírus, Chikungunya e a Dengue. Lembrando que o indivíduo que apresenta tais sintomas, deve procurar imediatamente um atendimento médico para dar inicio a um tratamento adequado acompanhado por especialistas.

A transmissão das três doenças se dá pela mesma espécie de inseto, através da picada do mosquito Aedes aegypti e também por outro semelhante mosquito, o Aedes albopictus, que transmite especificamente a Zika e a febre Chikungunya.

Entenda a diferença entre zika, dengue e chikungunya

A tabela abaixo mostra as principais diferenças entre a dengue, a chicungunha e a Zika:

diferença de sintomas entre dengue Zika Vírus ou Chikungunya

O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, esclarece os diferentes sintomas da doença, assista:

Assista essa matéria exibida pela TVNBR, que explica de forma resumida a diferença entre as três viroses.

Se você se encontra com alguns destes sintomas, procure imediatamente um atendimento médico. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de uma recuperação total da doença. Se não tratado, pode ocorrer complicações irreversíveis para a saúde.

Sabemos que os Hospitais da rede pública e particulares estão ultimamente lotados devido ao surto de transmissões do mosquito Aedes e seus variantes, mas o Ministério da Saúde e Médicos envolvidos estão tratando com bastante atenção a estes sintomas.

O tratamento das três doenças, se descoberto rapidamente, é simples. Requer repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas desagradáveis.

Comentários

2 Comentários


  1. // Responder

    Tão fácil evitar tudo isso, se cada um fizer a sua parte. Cuidando pra não criar possibilidade dos mosquitos se desenvolverem. Bora todo mundo fazer nossa parte


  2. // Responder

    O mais perigoso é o que dá pouca febre, vermelhidão no primeiro ou segundo dia e olhos vermelhos esse é o que da microcefalia ou às vezes complicação neurológica em adultos adulto.

Envie seu comentário