Qual a diferença entre Marketing e vendas?

Quando as pessoas pensam em marketing, logo vem à cabeça que se trata de fazer uma imagem para vender algo, ou seja, foca-se principalmente na publicidade onde o resultado é a venda de um produto. Mas o marketing é diferente da venda. Na verdade, alguns autores conceituados do marketing falam que marketing e vendas são opostos entre si. Mas o que vem a ser então a diferença entre fazer o marketing e fazer uma venda? É isto que você está prestes a descobrir neste artigo.

diferença-entre-Marketing-e-Vendas

Foto divulgação: A diferença entre marketing e vendas

Qual o objetivo da Venda?

A venda está objetivada única e exclusivamente em conseguir o lucro através da conversão de um produto em dinheiro. Está voltada para a necessidade do vendedor de conseguir ganhar dinheiro ao vender algum produto. Em síntese, podemos dizer que a venda prioriza o produto e sua comercialização.

Qual o objetivo do Marketing?

O objetivo do marketing é satisfazer a necessidade do cliente através de um produto e tudo que está intimamente relacionado à ele, tais como a produção, a entrega e o consumo final, além também de se preocupar com o que vai acontecer com o cliente depois que ele comprar e consumir. O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, pois o importante aqui é entender o cliente tão bem de modo que o produto ou serviço sirva e venda por si próprio. Para o marketing deve resultar em um cliente que está pronto para comprar.

Peter F. Druker diz que:

“Tudo o que precisaremos então é tornar o produto ou serviço disponível, isto é, logística em vez de perícia em vendas, e técnicas estatísticas em vez de promoção”.

O marketing procura satisfazer os objetivos da organização através da solução de uma necessidade do cliente. Ou seja, o marketing objetiva a satisfação das necessidades do consumidor.

Baseado em tudo que foi dito neste artigo, podemos dizer que a venda foca no produto e nas vantagens que o vendedor (ou empresa) terá com a comercialização deste. Já o marketing foca no comprador e na satisfação das necessidades do mesmo.

Muitos autores foram responsáveis por dar os mais diversos conceitos com relação à diferença entre marketing e vendas. Se você procurar por Theodore Levitt, Peter F. Druker e Philip Kotler verá que estes tem grande influência para entendermos como se dá a venda e o marketing nos dias atuais.

Desta forma é fácil você perceber que realmente o marketing e a venda são opostos entre si. E agora você pode diferenciar entre termos e conceituação e também com relação à aplicação que se

Não se pode dizer que o marketing seja mais importante que a venda, nem se pode dizer o inverso. Eu também não posso conceituar que a venda é complementar ao marketing e vice-versa, pois, como foi visto, os dois são diferentes entre si, formando antíteses e não sinônimos. Cada um é usado no tempo certo em que a empresa necessita de técnicas de um ou outro.

E você? Já sabia qual era a diferença entre marketing e venda?

Comentários

Envie seu comentário