by

Receita com Talos, cascas e sementes: Sabor e Nutrição.

Quando preparamos os vegetais, na maioria das vezes, descartamos a casca, o talo, as folhas e as sementes. Mas o que sempre esquecemos, é que isso que jogamos fora são partes dos vegetais que concentram uma grande quantidade de vitaminas e minerais que podem contribuir para uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Embora não tenhamos esse costume os nutricionistas alertam que podemos aproveitar mais dos legumes, verduras e frutas. A nutróloga Tamara Mazaracki é enfática ao afirmar que:

“Só o fato de descascar qualquer alimento já faz com que ele perca boa parte da sua riqueza nutricional. Para quem ainda não se acostumou com a ideia de consumir as cascas de todos eles, a especialista sugere que, ao menos, se cozinhe os alimentos sem descascá-los.” *fonte

Hoje existem muitas receitas que nos ensinam a preparar pratos bem saborosos usando os talos e as demais sobras, o que antes considerávamos alimentos sem graça e sem sabor, agora conseguimos transformar em variados pratos como: quiches, saladas, bolinhos, sopas etc.

E só para que vocês comprovem, anotem essa receitinha! É bem fácil e muita nutritiva.

Receita – Mandioca com talos gratinados

Ingredientes: 

  • 1 kg de mandioca cozida 
  •  2 colheres (sopa) de margarina 
  •  1 litro de leite 
  • Talos e folhas de espinafre, beterraba, couve-flor e nabo. 
  •  2 colheres (sopa) de óleo 
  •  Alho, cebola picadinha e sal a gosto 

Modo de preparo: Bata a mandioca no liquidificador até formar um creme e faça um purê: leve ao fogo com a margarina até ferver; acrescente sal a gosto e reserve. À parte faça um refogado com alho, cebola e talos. Em um refratário, coloque metade do purê de mandioca, por cima o refogado de folhas e, por último, a outra metade do purê. Leve ao forno preaquecido (180 ºC) para gratinar por 10 minutos.
Rendimento: 10 porções/ Custo: R$ 2,11 por porção (receita elaborada e fornecida pela ONG Banco de Alimentos) (2)

Agora é só aproveitar!

 

*Fontes: saude.terra.com.br

 

Comentários

Envie seu comentário