Receita de Leite de Amêndoas e seus benefícios à saúde

Para fazer o leite de amêndoas só é necessário água, as amêndoas, um filtro e um liquidificador, tornando assim um produto de fácil e rápido preparo alem de ser delicioso, diferente e saudável. confira mais abaixo a receita e faça você mesmo em casa, o leite de amêndoas mas antes disso confira alguns dos poderosos benefícios do leite de amêndoas para a saúde:

Benefícios do leite de amêndoas

  • O leite de amêndoas é uma saborosa alternativa ao leite de vaca, uma receitas sem lactose ideal para as pessoas que possuem alergia ou intolerância à lactose.
  • Rica em fibras é um alimento recomendado para pacientes pós-operatório por seu alto teor nutritivo e de fácil digestão. Ideal também para evitar a desnutrição nestes pacientes.
  • O leite de amêndoas tem uma proporção favorável de fibras solúveis e insolúveis que: protege a parede do intestino , especialmente no cólon, e normaliza a velocidade de absorção de açúcares e colesterol. As fibras presentes na bebida ajuda na velocidade de absorção de glucose pode diminuir em até 50%, e este facto é a base para a utilização terapêutica no tratamento de insulino-dependente diabetes tipo I e tipo II. 
  • As amêndoas são livres de glutens, possuem baixo teor de carboidratos e promovem um bom equilíbrio do colesterol
  • A combinação cálcio mais fósforo encontrado no leite de amêndoa é um alimento ideal varias faixas etárias, durante as fases de crescimento e adolescência, onde ambos nutrientes desempenham um papel na formação óssea e remodelação, em mulheres grávidas ou em lactação já que ajuda a cobrir as necessidades de minerais, e os idosos, em que uma dieta rica em cálcio é uma medida preventiva contra o desenvolvimento da osteoporose.

Como fazer leite de amêndoas

leite-de-amendoas

Receita de Leite de Amêndoas

Ingredientes:

  • 1 xícara de amêndoas cruas  200 gramas “sem sal e não torradas”;
  • 4 xícaras de água mineral;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha ou açúcar de baunilha;
  • Mel a gosto ou adoçante natural para adoçar um pouco a bebida.

Observação: a receita original do leite de baunilha leva “1 fava de baunilha” que é uma especiaria mexicana rara e dificilmente encontrada no Brasil, no entanto pode-se substituir por extrato de baunilha ou açúcar de baunilha.

Primeiro passo é deixar de molho as amêndoas durante uma noite ou mesmo por 8 a 12 horas. A imersão irá amaciá-las facilitando assim todo o processo. Feito isso escorra a água das amêndoas e passe para o seguinte passo;

leite-de-amendoasCom o liquidificador, bata as amêndoas com 4 xícaras de água, adicione o extrato de baunilha e continue batendo até formar espuma, em media de dois a três minutos, depois  adoce a gosto, com o mel ou outro adoçante natural.

leite-de-amendoas-receita-4Depois de bater as amêndoas com a agua, chegou a hora mais especial, coe muito bem a bebida com um coador bem fino de pano ou até mesmo um pano de prato, despeje o leite de amêndoas em uma tigela grande usando o coador. depois de escoar todo o liquido espreme com as mãos o coador para aproveitar toda a bebida.

receita-leite-de-amendoasDespeje o leite de amêndoas em uma jarra de vidro e leve à geladeira, sua conservação dura em torno de 3 dias, mas acredito que com uma receita tão deliciosa e saudável o leite não durará nem 2 dias na geladeira, verdade?!

Fonte: barefeetinthekitchen

Comentários

Envie seu comentário