by

Saiba como acabar com a Gula – Controle seu apetite!

Muitos se perguntam: Porque não consigo parar de comer?. Mas o que todos realmente deseja é saber a verdadeira resposta, ou melhor… saber a solução definitiva para aprender a controlar a fome. Neste artigo vamos falar um pouco sobre as causas e hábitos que podem fazer qualquer um cair no pecado da gula. Vamos também dar alguns truques de como controlar a fome desnecessária para você se livrar da gula.

Como já sabemos os alimentos servem para alimentar o corpo, mas saiba que ele também serve para acalmar carências emocionais.  Nossos hábitos alimentares diz muito a nosso respeito e nossas necessidades emocionais. Isso explica cada desejo de comer algo em específico também desmascarando cada carência emocional.

Não consigo parar de beliscar!  

Ansiedade:

A ansiedade ativa a adrenalina e reduz nosso auto controle. A ansiedade faz uma pessoa abrir a porta da geladeira mil vezes, mesmo que ela esteja vazia. O problema é que se essa geladeira estiver cheia você certamente vai ingerir uma bela porção de comida sem mesmo estar realmente com fome.

Como controlar: Substitua cada beliscada por uma xícara de chá ou suco natural sem açúcar. O chá deve ser sem cafeína de preferência chás que inibem a fome. Praticar exercícios físicos, yoga e aprender a trabalhar a respiração também podem te ajudar a combater a ansiedade.

Como resistir aos doces?

Tristeza:

O sabor doce, provoca prazer, acalma tensões e ajuda a relaxar. Quando ingerimos alimentos com açúcares, se produz uma substancia chamada serotonina, qual ajuda a minimizar as emoções negativas estimulando o bom humor e uma sensação de bem-estar.

Como controlar: O efeito da serotonina é momentânea e você não pode comer doces para enganar a tristeza.  Procure se relacionar mais com as pessoas,  conheça novas pessoas e valorize as que você já conhece. As vezes temos a felicidade tão perto mas acabamos complicando tudo. Lembre-se sempre: Não vai ser o chocolate que vai colocar suas emoções no lugar certo e sim, apenas, você.

O nervosismo dá ou tira a fome? 

Estresse:

O estresse tanto pode aumentar como diminuir a fome, mas em ambos os casos leva a um desejo de ingerir alimentos altamente calóricos. Nossos ancestrais precisavam de alimentos suficientemente gordurosos para cobrir uma possível falta ou esforço físico. Hoje nosso organismo herdou essa característica e aplica em momentos de estresse. (Mesmo que seja estresse emocional)

Como controlar: Evite estimulantes como o café e o álcool. Durma bem, respeite o horário do sono (quando dormimos menos o corpo pede mais). Praticar atividade física aumenta a sensação de saciedade, além de ajudar a dormir melhor.

Comer vendo TV ou navegando a internet? 

comer-vendo-televisao-tv

Puro tédio:

Se você se senta para assistir a uma TV ou em frente ao computador, e vai comendo uma atrás da outra sem parar, saiba que isso não é fome mas sim tédio. O profundo vazio que nos faz sentir o tédio pode ser confundido com fome – daquelas que desejamos comer algo consistente em carboidratos e calorias suficientes para preencher o vazio “fictício”.

Como controlar: Esse sem duvida é um dos males da nossa sociedade atual. As vezes sobram horas de lazer que em realidade não sabemos aproveita-las bem.  Procure dar mais sentido a seus momentos livres fazendo coisas mais produtivas e que sejam realmente de seu interesse.

 

Comentários

Envie seu comentário