Saiba como encontrar um fiador para alugar um imóvel

Se você estiver tendo dificuldades para encontrar um fiador, pode tentar a caução ou o seguro-fiança. É um momento muito delicado quando estamos buscando por um fiador para alugar uma casa. Tanto quem faz o pedido como quem recebe são afetados pelo constrangimento gerado pela situação. É uma grande responsabilidade assumida e um papel de confiança o papel do fiador.

*Por que o fiador é importante? 50% dos que querem alugar uma casa usam um fiador, sendo que o contrato de aluguel através deste é uma modalidade muito comum no estado, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicado de Habitação de São Paulo.

encontrar-fiador-alugar-casa*Para que serve um fiador? Caso a pessoa que alugou o imóvel não consiga arcar com a dívida gerada, é o fiador quem vai ficar com essa divida pra ele. No caso de haver amizade entre os dois, só este fato já pode abalar essa relação, mesmo que sejam parentes, quando há inadimplência.

*O que a pessoa precisa para ser um fiador?  Mas não é qualquer pessoa que pode ser um fiador não, pois para tanto é preciso ter um imóvel no seu nome já quitado e condições para assumir o aluguel caso a pessoa não consiga pagar. E para ser fiador é preciso ganhar de 3 a 4 vezes mais que o valor do aluguel que será pago.

E, com tudo isto, como há muitas responsabilidades envolvidas, é o fiado quem corre todos os riscos dessa negociação, tanto financeiros como judiciais. E se ele não quiser perder o próprio imóvel caso haja inadimplência, ele não deve escolher a opção “responsável solidário” e sim a opção “responsável subsidiário”.

Como você pode encontrar um fiador?

Primeiramente procure alguém que seja de confiança e que tenha todos os requisitos necessário citados anteriormente. Se a pessoa ficar relutante em aceitar esta condição, o inquilino tem que mostrar toda confiança possível para que o fiador saiba que este terá comprometimento com suas dívidas, pois dificilmente um fiador se prestará a este papel caso veja que a pessoa não tem responsabilidade nenhuma. Também é possível oferecer informalmente uma garantia para que o fiador sinta-se mais seguro.

Mas se você já tentou de tudo, mas mesmo assim não conseguiu ninguém que queira ser seu fiador, saiba que as imobiliárias oferecem outros meios para isto, que é a caução e o seguro-fiançal.

Caução: Neste tipo de negociação o inquilino adianta para o proprietário 3 meses de aluguel, é uma maneira de dar uma garantia caso ele não consiga pagar. Mas este valor pode ser conseguido de volta depois e com correção monetária, caso o inquilino saia da casa e não tenha atrasado seu aluguel nenhuma vez.

Seguro-fiança: Funciona como todas as outras formas de seguro. O inquilino vai até uma seguradora e contrata o serviço, pagando anualmente para a mesma o valor de 1 mês de aluguel. No final, o valor não é devolvido.

Existem fiadores profissionais, que cobram para serem seu fiador, mas não faça isto, pois você pode acabar em maus lençóis e gerar muito problemas para você. Tente uma das opções que foram mostradas neste texto e você conseguirá morar na casa alugada que você quiser.

Comentários

Envie seu comentário