Seu filho quer um animal de estimação? “Saiba o que fazer”

Papai mamãe quero um animalzinho! O que fazer? – As crianças crescem e acabam desenvolvendo a vontade de ter um animalzinho para cuidar e se divertir, muitos pais temem esse momento mas saiba que de certo modo isso pode ser uma oportunidade única para desenvolver novas situações onde podemos ensinar as crianças se tornarem mais responsáveis. Entretanto é importante avaliar se a criança possui uma certa maturidade para lidar com as novas  responsabilidades e o comportamento do animal. Acreditamos que crianças com a partir de 7 anos já podem ter um animal de estimação. Também é preciso escolher o animal certo que combine com a rotina da família e da criança. É importante determinar qual tipo de animal se adapta melhor e saber quais os cuidados que o novo membro da família exige antes mesmo de ir a um pet shop ou a um abrigo para adoção, afinal as necessidades do animal deverão ser supridas adequadamente.

meu-primeiro-animalzinho

Descubra qual é o Pet mais indicado para o seu filho

Os cães

cachorro-e-criançaÉ a escolha mais comum porém são animais que exigem maiores cuidados independente de seu porte físico. São animais muito carinhosos e conseguem adaptar-se facilmente a uma família pois criam laços muito fortes com seus donos. Precisam ser alimentados adequadamente, precisam de espaço para exercitar-se e pedem atenção sempre que se sentirem carentes, em alguns casos o animal precisa de outros cuidados como tosar os pelos.

Dica: Ao invés de comprar um animal poderá adotá-lo em algum abrigo de animais sem custo nenhum. Obs: No caso de adoção se o cão tiver mais de 6 meses de vida  é recomendável consultar ao responsável do centro de adoção se o animal está apto ou não para o convívio com as crianças.

Os Gatos

Esses animais exigem menos cuidados por serem quase que independentes mas precisam ser alimentados todos os dias e também precisará trocar regularmente a areia na qual o animal faz suas necessidades. Também poderá achar alguns gatos em abrigos ou poderá adquirir animais de raça pagando por eles.

Os Peixes

São um bichinhos interessantes para crianças mais novas pois requerem poucos cuidados, apenas é preciso alimentá-los e trocar a água do aquário regularmente para que sobrevivam. Ocupam pouco espaço e existe uma variedade de cores e tamanhos de peixes que podem ser criados em aquários, muitos peixinhos tem um custo relativamente baixo.

Os Roedores

Várias espécies de animais roedores podem ser criadas como animal doméstico como os hamsters, ratos, cobaias entre outros. Também ocupam pouco espaço e vivem dentro de uma gaiola para não causarem danos pela casa, precisam apenas que sejam alimentados adequadamente e é preciso fazer a manutenção nas gaiolas regularmente. O único ponto negativo é que os roedores costumam ser noturnos e podem prender a atenção das crianças na hora de dormir.

Os Pássaros

As aves também ocupam pouco espaço mas é necessário que as gaiolas sejam limpas todos os dias. Os pássaros não gostam de brincar mas algumas espécies emitem sons interessantes e a melhor vantagem é que são animais diurnos então não distraem as crianças na hora de dormir.

Comentários

Envie seu comentário