Solicitar Salário-maternidade pela Internet – PROCEDIMENTOS

Todas as mulheres trabalhadoras que contribuem ou contribuíram de alguma forma com a previdência social, tem direito ao salário-maternidade, que são elas: as empregadas asseguradas, as trabalhadoras contribuintes individuais (autônomas), pai ou pais adotivos e até mesmo as gestantes desempregadas.  A lei determina que a licença maternidade possa ser de até 6 meses, sendo 4 meses responsabilidade da previdência social e os demais 2 meses sobre responsabilidade da empresa onde do assegurado(a). Onde e como solicitar o salário maternidade? 

Requerimento de Salário-Maternidade

Para pedir o seu salário maternidade, primeiramente é preciso realizar um agendamento pela internet, na seguinte pagina:

Sistema de agendamento salário maternidade – www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view

Ou se preferir também é possível realizar o agendamento ligando para o número de telefone 135, de segunda à sábado, das 07:00 às 22:00, horário de Brasília.

Em casos especiais

Em casos especiais como gravidez de alto risco com abandono do trabalho com menos de 8 meses de gestação, a mulher terá que dar entrada em outro programa de ajuda que é no caso o auxílio-doença para posteriormente dar entrada no salário-maternidade após os 8 meses de gestação.

O INSS dá o direito de receber o beneficio durante 4 meses, se houver algum problema sério de saúde impossibilitando a mãe de retornar ao trabalho. A trabalhadora teria que pedir um prolongamento do salário-maternidade que no caso seria atestado por uma perícia médica.

 

Comentários

Envie seu comentário