by

Use a internet para escapar das filas

Se você já passou horas em alguma fila esperando para ser atendido, fazer uma consulta de Imposto de Renda, Tirar uma certidão de antecedentes criminais ou tirar uma nota fiscal, você a partir de agora irá evitar o tempo perdido e outros transtornos. Use a internet para escapar das filas!

Documentos sem pegar filas

Para que você a partir de agora não perca horas em filas sem necessidade, preparamos uma lista com algumas coisas que você pode resolver pela internet:

Multas  – O DETRAN oferece em seu site a opção de pagar multas e imprimir segundas vias pelo próprio site. Todos os estados brasileiros tem um site próprio para atender as pessoas daquele estado. Para acessar o site do DETRAN do seu estado é só pesquisar no Google a palavra “DETRAN” seguindo com a sigla do seu estado, como MG, SP, RJ, PR, etc..

Declaração de Imposto de Renda  – Pare de pagar caro para contadores declararem seu imposto de renda por você. Hoje em dia, fazendo o download dos programas necessários no site da receita federal, é possível declarar o seu imposto de renda no conforto da sua casa.

Nota Fiscal Eletrônica  – Muitos estados, como São Paulo, por exemplo, já disponibilizam a opção de emitir nota fiscal eletrônica em seu site. Entre no site de sua cidade e procure por nota fiscal eletrônica.

Título de eleitor online  – Atualmente já da pra fazer o alistamento, transferência ou revisão eleitoral pela internet.

Atestado de antecedentes (SSP)  – Procure o site da polícia de seu estado e em seguida veja os serviços disponíveis, um deles será o atestado de antecedentes criminais que você pode tirar e imprimir na hora.

IPVA  – A maioria dos DETRANs permite consultar o valor e imprimir o boleto para pagá-lo pela internet. Confira no DETRAN de seu estado.

FGTS  – Para quem tem o Cartão do Cidadão, é possível consultar seu saldo e extrato das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) através do site da Caixa Econômica Federal.

Boletim de ocorrência  – No mesmo site da polícia do seu estado ou cidade, na guia de serviços, também se encontrará presente a opção de registrar um boletim de ocorrência online.

Depois de todas estas dicas, acredito que da pra pensar duas vezes antes de pensar em sair de casa para resolver algum problema em um órgão público que com certeza você irá encontrar aquela fila enorme!

Comentários

Envie seu comentário