É comum você ficar em dúvida quanto ao que deseja fotografar, e este é o primeiro passo a dar. Afinal de contas não iremos saindo tirando fotos de nada somente para dizer “eu fotografei!”. Não deixe o desespero tomar conta de você, muito menos a ansiedade, no caso de encontrar algo que agrade seus olhos ou que ache interessante, faça-se a seguinte pergunta: o que esta imagem tem para chamar a minha atenção? Procure algo diferente, seja minucioso, detalhista, um simples olhar pode mudar a composição inteira de uma fotografia.

Se o assunto em questão for decoração, observe tudo o que está em volta: sofá, cama, um quadro na parede, um detalhe no criado mudo, as cortinas, a lâmpada… Identifique os elementos-chave para que você possa capturar “a alma” (a essência) deles.
Tente completar sua foto com esses elementos, extinguindo todos os itens desnecessários que podem distrair o observador do foco principal.

Vamos supor que você esteja fotografando uma flor, esteja certo de que você está perto o suficiente para vê-la claramente, e preste atenção ao fundo; você realmente quer que aquele regador apareça? Se você mudar de posição ou de ângulo, talvez consiga deixar de fora objetos indesejáveis.