“Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção” esse é o slogan da campanha de vacinação contra o HPV, a ação é destinada a meninas de 11 a 13 anos. A vacina será distribuídas em postos de saúde, escolas da rede pública e privada. A meta inicial da primeira vacina é vacinar pelo menos 80% do público-alvo. Elaboramos abaixo algumas perguntas frequentes sobre a vacina contra HPV, confira:

Para que serve a vacina HPV?
O HPV é um vírus transmitido facilmente por meio de relações sexuais pelo contato direto com mucosas ou pele infectadas. Normalmente o organismo de contagiados elimina espontaneamente o vírus, mas não descarta a possibilidade de desencadear complicações, como por exemplo o câncer de colo de útero. A vacina distribuída pelo governo é a mias eficaz contra esse tipo de vírus, sua ação é deixar as mulheres mais imunes ao vírus HPV. O objetivo principal é prevenir o câncer de colo do útero.
Qual a idade para vacinar?
A primeira vacina será aplicada em meninas de 11 a 13 anos, quem tomar essa primeira vacina deverá tomar outra depois de 6 meses e para reforçar depois de 5 anos. Se a menina vai completar 14 anos e a vacina ainda não chegou na sua escola, comenda-se buscar um posto de saúde para assim não perder a oportunidade de tomar a vacina gratuitamente, já que em hospitais particulares essa mesma vacina custa em torno de R$ 500 reais.
Em 2015, serão vacinadas as meninas de 9 a 11 anos e a partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos de idade.
Tem que levar o cartão de vacinação?
Sim. Para garantir um certo controle, é necessário apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.
A vacina previne a todas as doenças sexualmente transmissíveis?
Não! A vacina quadrivalente contra HPV, não protege contra todas as DST sendo assim extremamente importante manter a ideia para as adolescentes que elas terão que usar preservativos em futuras relações sexuais, já que a vacina não previne a doenças mais serias como o HIV, sífilis, hepatite B, etc.
A vacina HPV é segura?
Sim! Não existe contra-indicações e tampouco efeitos colaterais preocupantes. Sendo assim a vacina não é perigosa para ninguém!
Como explicar pra minha filha sobre a vacina, se nunca conversamos sobre sexo e DST?
Se você nunca abordou tais temas com sua(s) Filha(s), não se preocupe tanto pois a campanha também dará palestras nas escolas explicando um pouco mais sobre HPV e como se proteger. Se a adolescente perguntar algo diga que a vacina é para protegê-la no futuro, quando ela se tornar uma mulher.