by

4 Dicas para ajudar na educação dos filhos

Educação dos filhos: os filhos devem aprender desde cedo a valorizar as chances que a vida oferece. As crianças precisam entender que se estiverem preparadas para o mundo estarão um passo a frente, pois saberão o que fazer quando tiverem que tomar alguma decisão. Ensinar aos filhos as lições da vida desde pequenos é fundamental para se tornarem pessoas de bem, competentes e com personalidade. Quando você ensina o seu filho a respeitar, a esperar sua vez, a evitar atrasos, você descobre que não só a criança, mas toda a família passa a viver melhor. Portanto, comece desde já a mostrar a direção para o seu filho, as crianças precisam de orientação e isso começa muito cedo.

1) Ensine seu filho a planejar!

Se ele tem um trabalho da escola, por exemplo, ensine-o a organizar o tempo, ver quanto vai custar, quanto tempo vai precisar pra ficar pronto, que materiais ele vai precisar. Ajude-o a fazer uma lista para controlar melhor tudo isso.

2) Ensine seu filho a organizar!

Defina certas horas do dia para que ele faça a lição de casa e insista pra que ele se acostume com isso. Acompanhe se o seu filho mantém um local certo para suas coisas, como mochilas, livros, jaquetas e brinquedos. A organização é muito importante para o desenvolvimento pessoal do seu filho.

3) Dê liberdade ao seu filho!

Ajude-o a entender os processos, mas mostre a ele que ele opções a seguir na vida e que isso pode ser positivo ou negativo. A tomada de decisão é uma habilidade valiosa que irá ajudá-lo em sua vida. Se ele tem dúvida se faz um tipo de esporte ou outro, peça-o pra fazer uma tabela com as vantagens e as desvantagens e ver o que ele prefere. Esse tipo de pensamento claro vai ajudá-lo a avaliar suas opções, compreender as limitações de tempo e tomar a decisão certa para si.

4) Ensine o seu filho a ter responsabilidade!

Dê pequenos trabalhos de casa para o seu filho te ajudar! Dobrar a roupa, secar os pratos podem mostrar a ele o quanto isso faz diferença na vida familiar. Incentive-o e mostre que sua contribuição é muito valorizada.

A família é um bem muito precioso! Nunca deixe faltar o respeito, o amor e a união!

Comentários

Envie seu comentário