A arte do grafite e seu alfabeto – Fotos

O grafite é uma forma de arte muito interessante para a decoração de ambientes públicos e privados. Embora seja muito reconhecida em todos os lugares, uma grande parte da sociedade ainda tem certo preconceito com este tipo de manifestação visual, pois muitos grafiteiros são confundidos com pichadores, visto que os últimos também deixam suas marcas em lugares públicos. Porém há uma diferença entre o grafite arte e a pichação. Diferença essa que vamos definir rapidamente abaixo, antes de falar sobre a questão das letras do alfabeto na arte do grafite.

Grafite Vs Pichação

Grafite Arte - Fotos

O grafite é uma forma de arte, como foi dito anteriormente. Os seus adeptos fazem em lugares públicos ou privados de grande circulação de pessoas. Tudo isto com o objetivo de colorir mais o ambiente ou dar mais vida ao local, e normalmente esse resultado é bem conseguido.

A pichação é uma forma de vandalismo, onde o ambiente fica bem mais poluído, onde não há formas bonitas e a arte é péssima, sendo que, na maioria das vezes, há xingamento por parte dos pichadores ou há a tentativa de se colocar um nome como demarcação de área de gangues.

Fotos de GrafiteMesmo estando bastante difundido esta questão do grafite, ainda há pessoas que confundem isto com pichação. Mas são duas formas de arte totalmente diferente. Na verdade, a pichação nem pode ser considerada uma forma de arte, visto seu grau de poluição visual que muitas vezes impera. Também é muito bom lembrar que o grafite é feito com autorização das autoridade competentes, tudo dentro da lei, nos conformes do que é respeitável. Mas a pichação é feita às escondidas, pela madrugada, por pessoas mau intencionadas, ou seja, sem autorização nenhuma e, portanto , é ilegal e pode dar cadeia, embora a rigorosidade com que tratam isto no Brasil não seja das maiores.

Alfabeto do grafite – Letras

O grafite tem suas próprias letras, onde os grafiteiros a fazem de uma maneira bem especial e diferente, característica essa própria da arte do grafite. Mas não há como ensinar a se fazer uma letra do alfabeto em grafite, visto que é um desenho e, como todo desenho, para ser aprendido, tem que ser olhado e copiado.

Aliás, todo o bom desenhista sabe copiar com fidelidade tudo que vê, portanto copiar algumas letras não deve ser muito difícil pra quem gosta de desenhar ou pra quem tem talento para se empenhar em aprender. As letras do grafite tem sua particularidade, como foi dito, mas creio que todo desenhista pode dar algum toque pessoal para tornar o seu grafite bem mais exclusivo e individual.

Se você quer ser um grafiteiro bom, então precisa treinar bastante. Comece fazendo nas folhas de caderno seus primeiros grafites, depois vá evoluindo para algo maior, até ter a capacidade de criar verdadeiras obras de arte nas paredes públicas que você tiver autorização. O grafite, como toda arte, precisa de talentos para ser desenvolvida ainda mais. Não se desespere, você pode ser este talento se realmente estiver interessado em aprender e fazer a diferença nesta arte.

Tenho certeza que muitos pichadores gostariam de serem grafiteiros, mas mais da metade deles não tem o talento necessário para isto. Será que você tem? Um abraço.

Comentários

Um comentário sobre “A arte do grafite e seu alfabeto – Fotos

Envie seu comentário