Analisando o slogan da Mastercard – “Não tem preço”

Todos já conhecem muito bem o slogan da Mastercard: Não tem preço. Simplesmente foi uma jogada de mestre a equipe que montou essa frase bem bolada. Isso lembra que ninguém pode comprar momentos bons e que tem coisas que não valem nenhum preço que pode ser pago pelo dinheiro. Mas porque este slogan é tão bom?

matercard-nao-tem-preçoPorque mostra o lado sentimental das pessoas e os associa a empresa Mastercard. Veja bem, as pessoas gostam de comprar e de se sentir seguras enquanto compram. O que a Mastercard fez foi aproximar o comprador do cartão de crédito da empresa na hora em que ele precisar adquirir algum produto.

O slogan da Mastercard tem muito poder na mente do consumidor, tanto que suas propagandas já se tornaram verdadeiros sucessos nos comerciais de TV. Quem não conhece a célebre frase que acompanha o slogan? “Existem coisas que não tem preço. Para todas as outras, existe Mastercard”. Na cabeça de quem ouve, entra a seguinte informação:

Ter momentos felizes com os amigos, a família, o namorado, os filhos, ou qualquer outra situação de prazer e alegria não pode ser comprado pelo dinheiro. Mas todas as outras coisas eu posso adquirir, se eu tiver um cartão de crédito da Mastercard

Isto liga o momento de compra diretamente com o cartão de crédito da empresa, e ainda diz mais. A pessoa que escuta este slogan associa os prazeres de comprar com o cartão Mastercard aos momentos felizes que pode ter graças ao cartão. Essa foi uma jogada de marketing incrível.

Fazer um bom slogan não é fácil, mas a empresa cumpriu bem este papel. Fato tão perceptível é este, que as pessoas criam suas próprias histórias utilizando o slogan da Mastercard. Existem inúmeras promoções na internet do tipo “faça sua história com o slogan da Mastercard e concorra a isso ou aquilo”.

É preciso lembrar também que até em filmes de Hollywood o slogan já foi citado, tal como o filme O quarteto fantástico, quando, antes deles ganharem os poderes, estão em uma estação espacial e o “tocha humana”, estando com uma máquina digital nas mãos, vê “o coisa”, que era chefe dele anteriormente, mas que agora estava respondendo às suas ordens e diz mais ou menos assim: “Camera digital, 700 dólares. Vê a cara do seu chefe descobrindo que está subordinado a você, não tem preço”.

A empresa realmente conseguiu longo alcance com este slogan e é por este e outros motivos que a Mastercard está muito bem engajada com seus clientes. Quem não tem um cartão Mastercard hoje em dia?

Eu tenho certeza que você também tem a sua história que não tem preço e, quando cita-la para alguém, vai acabar lembrando da Mastercard, pois o objetivo da empresa foi muito bem atingido e agora este slogan está na mente de vários consumidores ao redor do mundo, fazendo com que estes gastem ainda mais o seu dinheiro através dos cartões de crédito desta empresa que foi muito inteligente ao bolar um slogan tão magnético como este.

Comentários

Envie seu comentário