Coleta seletiva: consciência e resultado!

Lixo reciclável e lixo orgânico: diariamente acumulamos uma grande quantidade de lixo em casa, e na maioria das vezes, jogamos todo esse lixo dentro de um mesmo saco ou sacolinha! O que às vezes não pensamos é o quanto isso pode ser prejudicial para o nosso meio ambiente. Os lixos recicláveis podem ser reaproveitados se direcionarmos esses lixos para as mãos de quem fará isso, ou então, ele irá diretamente para o meio ambiente poluindo o nosso planeta.

lixo-reciclar-casa

O conceito de sustentabilidade surgiu justamente a partir destas dificuldades que o mundo atual tem enfrentado, então, sabendo que somos responsáveis por tudo que tem acontecido com o nosso planeta, vale a pena se conscientizar, agir e trazer bons resultados para o nosso meio ambiente. Veja uma pequena tabela com a quantidade de anos que cada material demora para se decompor na terra. Depois de olhar para esses valores tenho certeza que seus pensamentos não serão mais os mesmos.

Material/ Tempo de decomposição
Papel/ 2 a 4 semanas
Palito/ fósforos: 6 meses
Papel plastificado/1 a 5 anos
Chicletes/ 5 anos
Latas:/10 anos
Couro/30 anos
Embalagens de plástico/ 30 a 40 anos
Latas de alumínio/80 a 100 anos
Tecidos/ 100 a 400 anos
Vidros/ 4.000 anos
Pneus/indefinido
Garrafas PET/ indefinido

Então, se você tinha dúvida sobre ter aquele pequeno trabalho de separar o lixo, pense bem! O planeta agradece por cada gesto sustentável nosso!

Saiba como separar o lixo reciclável de forma correta e onde deixa-lo 

Primeiro passo: separe latas, garrafas, plásticos e papelão dos restos de comida, lixo do banheiro, e outros lixos “molhados”.

Segundo passo: procure um órgão responsável pela coleta do lixo reciclável de sua cidade. As escolas, condominios, organizações da prefeitura e os catadores de sucata são ótimas opções para você encaminhar o seu lixo reciclável.

A natureza agradece!

Comentários

Envie seu comentário