by

Como e onde surgiu o Xadrez

Como e onde surgiu o xadrez?! – A verdade é que não existe um consenso entre os historiadores deste jogo a respeito do seu surgimento. Uma das histórias sobre sua origem, a minha preferida, fala sobre um brâmane chamado Sissa ibn Dahir que por volta do século V a.C. inventou um jogo de tabuleiro para um rajá indiano, o jogo era a chaturanga e o rajá ficou tão contente com o novo jogo que perguntou ao sacerdote o que ele queria como pagamento pela invenção, mas o brâmane se mostrou humilde e pediu apenas um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira e assim por diante, frente a tal pedido o rajá achou graça da ingenuidade do sacerdote e aceitou sua proposta, porém, após vários cálculos perceberam que para pagar a dívida com o brâmane seria necessária toda a safra do reino durante dois mil anos. Diante da inteligência demonstrada por Sissa e de tamanha e impagável dívida o rajá convidou-o para ser o principal vizir- uma forma de ministro- de seu reino.

Onde surgiu o Xadrez

Acredita-se então que após anos com a difusão do novo jogo por todo o oriente tenha surgido o Shatranj que depois de levado ao norte da África e à Europa pela rota do oriente, tenha dado origem ao jogo de xadrez como conhecemos hoje.

Como e onde surgiu o xadrez

Regras do xadrez

Fato é que as regras do xadrez moderno começaram a ganhar forma mesmo em meados do século XV d.C, provavelmente na Espanha ou na Itália. A partir daí existem registros
mais claros a respeito do jogo que em 1924 teve fundada sua Federação Internacional com as regras que ainda hoje são praticadas.

Então se você não conhece as regras do xadrez, segue abaixo o link de um site com as regras básicas e algumas dicas do jogo, click e aprenda, vale muito apena, o xadrez é um jogo de estratégia, apaixonante, com certeza você vai ficar muito empolgado depois que começar a praticá-lo. www.soxadrez.com.br

Comentários

Envie seu comentário