by

Dicas para lidar com crianças surdas

É muito importante saber lidar com as pessoas, ainda mais quando no caso são pessoas com problemas de audição, mais precisamente crianças surdas. Elas necessitam de um cuidado muito maior. Pois são pessoas muito especiais e merecem um tratamento digno como qualquer outra pessoa. Abaixo você poderá acompanhar algumas dicas para lidar com crianças surdas.

Dicas para as Famílias que tem uma criança surda

Primeiramente você deve usar e abusar de recursos visuais, geralmente as pessoas que tem alguma deficiência, no caso de audição acabam aperfeiçoando outros sentidos, como a visão, por exemplo, por essas e outras que é bom usar outros mecanismos para lidar com crianças surdas da melhor forma possível. Já que o assunto é criança, utilize bonecos, carrinhos, bichos e/ou outros objetos para você demonstrar o que quer repassar a criança com deficiência auditiva. Com certeza absoluta a mesma entenderá facilmente o recado que você deseja transmitir a mesma.

Caso você seja professora, por exemplo, e necessita escrever na lousa sobre algumas cores, o recomendado é escrever a palavra azul com caneta azul, escrever a palavra vermelho com caneta vermelha, e assim por diante, uma das fases que as crianças mais sofrem é com certeza na alfabetização, é muito importante saber trabalhar estes lados das crianças com deficiência auditiva, o correto seria inscrever a mesma em uma escola própria para crianças com problemas de audição, porém, nem todas as cidades brasileiras tem estes e outros benefícios.

Crianças surdas podem fazer leitura labial, não se esqueça disso, fale pausadamente para a mesma conseguir ler da melhor maneira possível o seu lábio e entender o recado facilmente, não evite falar, pois a leitura labial é muito importante, principalmente na parte de alfabetização da criança com deficiência auditiva. Pegue um álbum de fotos de pessoas conhecidas da criança e a faça escrever os nomes das pessoas que participam do álbum e etc…

É muito importante dar uma atenção extra em crianças com problema de surdez, só assim a mesma irá aperfeiçoar da melhor maneira possível os seus outros mecanismos, como o tato, a visão o paladar e etc… Faça atividades diariamente, atividades estas simples, diga-se de passagem, ensinando coisas fáceis e básicas do dia a dia, por exemplo, como a higiene, ensine a lavar as mãos, a como escovar os dentes e etc… Mesmo que ela já saiba, comece por coisas básicas do nosso cotidiano, como citei acima anteriormente. E você, tem mais dicas para lidar com crianças surdas? Repasse abaixo através de nosso formulário de comentários. Até logo.

Comentários

Envie seu comentário