Distribuição de produtos e a importância dos intermediários

As empresas que produzem os produtos precisam estar muito atentas aos seus canais de distribuição. E ao mesmo tempo precisam entender que usar intermediários pode fazer toda a diferença na hora de diminuir os custos de seus produtos. O consumidor final não está apenas interessado em qualidade do produto e prazo, ele também quer que tudo esteja de fácil alcance para suas necessidades, pois nos dias de hoje há uma enorme escassez de tempo por parte das pessoas, que estão cada vez mais atarefadas e tem seu tempo roubado pelos afazeres cotidianos e de trabalho.

Os canais de distribuição de produtos e a importância dos intermediários

Uma coisa é certa: A distribuição dos produtos tem que entregar tudo nas mãos dos consumidores da maneira mais cômoda e prática possível. Então o plano de marketing de uma empresa precisa contemplar isso.

E é lógico que o canal de distribuição e o local onde os produtos ficarão expostos para os clientes vão variar de acordo com o produto ou serviço que está sendo oferecido. Desta forma, quando se pensa em canais de distribuição, pensa-se também no público-alvo que estes canais querem alcançar.

Tome como exemplo um fabricante de biquínis que está localizado em Curitiba. Este com certeza poderá pensar em enviar os biquínis nos meses de julho e janeiro para as capitais nordestinas, pois esta é a época em que os turistas mais visitam as praias destes locais. Um outro exemplo seria um fabricante de casacos para frio; estes com certeza não iriam gostar de ver seus produtos expostos do calor do verão. Então tudo é uma questão de público-alvo, foco e distribuição.

E o que são os intermediários e onde eles entram neste processo todo?

Os intermediários são aqueles que compram do produto para revender. Estes assumem todo o risco das vendas e diminuem os custos dos fabricantes. Pensa o seguinte: Se o fabricante fosse produzir o produto, cuidar da distribuição, do estoque, e de todo o resto, com certeza isto afetaria o custo final do produto para o consumidor. Quando eles permitem que os intermediários entrem no processo, eles estão cortando custos, pois caberá aos intermediários grande parte no processo de distribuição. Veja abaixo as principais funções dos intermediários:

  • Eles são responsáveis por fazer a compra do fabricante e então repassar o produto para o consumidor final, ou seja, revendem a mercadoria;
  • Os intermediários tem clientes também, e estes clientes tem necessidades, então uma das funções dos intermediários é selecionar produtos de fabricantes que venham a suprir a necessidade de seus clientes;
  • Os intermediários também financiam a compra para os clientes, dando comodidades a eles;
  • Também são responsáveis pela estocagem do produto, garantindo que não haverá falta e nem excesso do que pode ser adquirido;
  • Ele serve como ponte entre o fabricante e o consumidor final, distribuindo os produtos da melhor forma possível para os clientes;
  • É também o responsável pela venda em si do produto e consumação do ato comercial;
  • E ele é quem se arrisca, pois faz uma compra do fabricante que pode não ser vendida posteriormente para os clientes;

Por estas e outras razões os intermediários tem importante papel nos canais de distribuição e na redução dos custos das mercadorias.

Comentários

Envie seu comentário