Faça sua Empresa Produzir Melhor

Dando prosseguimento a série de artigos para aumentar a produtividade de uma empresa, estamos mostrando mais 4 tópicos importantes para que os empresários possam analisar o que é necessários para deixarem sua empresa mais produtiva.

Empresa-Produzir-Melhor

Estudar as funções necessárias para o funcionamento da empresa

Para que uma organização possa atingir determinado objetivo é preciso que todos os processos que ocorrem dentro da empresa estejam em perfeita harmonia e eficiência na execução. Isso quer dizer que quanto melhor se executar as tarefas necessárias para atingir o objetivo final, mais produtiva vai ser a empresa, pois vai conseguir mais e em menos tempo.

O que é preciso analisar aqui é o aspecto do ponto de vista dos passos necessários para se atingir um fim. Por exemplo: Vamos supor que a empresa tenha como objetivo final oferecer um serviço de pintura para grandes obras e estabelecimentos. Um dos passos na execução das tarefas seria ir até o local e pintar. Cabe a organização analisar qual a maneira de fazer isso de forma mais rápida e de melhor qualidade. A princípio pode parecer simples, mas na verdade, quando se presta bastante atenção, pode-se acabar perdendo detalhes importantes que poderiam influenciar em muito na produtividade. Por exemplo: Será que a pintura sairia mais rápido se fosse usado uma marca de tinta diferente? Será que se o pincel fosse maior seria melhor? Será que o numero de funcionários que a empresa pode usar para terminar este trabalho está sendo suficiente? Será que algum dos pintores que trabalha nessa empresa não ficaria melhor numa função ao invés de outra? Como por exemplo: Alguém poderia pintar melhor as partes de baixo, no rodapé, ao invés das partes mais próximas do teto. Enfim, cada parte do trabalho necessário para se chegar na meta é muito importante e deve ser estudado para que seja encontrada a maneira mais eficiente de se fazê-lo.

Pagar o justo para quem produz mais

Uma maneira de fazer os funcionários de uma empresa renderem mais é certamente dando a eles um pagamento proporcional ao trabalho realizado por eles. Não estou falando de pagamento de horas extras, mas sim de um pagamento relativo a sua produtividade.

Se um funcionário trabalha o mesmo tempo de outro, mas produz mais neste tempo, é justo que ele receba um pagamento um pouco acima daquele que rendeu menos. Isto vai fazer o funcionário sempre querer produzir mais, vai dar ânimo para que execute suas tarefas, pois sabe que se trabalhar bem vai ganhar um salário melhor.

Supervisionar para que tudo dê certo

Não estou falando aqui de colocar pressão para que o funcionário faça o que tem que fazer, mas sim de, ao mesmo tempo que dá liberdade para o funcionário executar seu trabalho, também analisar se tudo está feito corretamente e nos prazos certos. Vê se o empregado fez corretamente o que tinha que fazer é excelente para aumento de produtividade, pois assim impede-se que erros ocorram com freqüência por falta de atenção ou até mesmo relaxamento.

Planejar sempre

Nada nessa vida acontece da maneira correta se não houver um planejamento prévio antes. Isso serve para tudo que desejamos fazer, mas principalmente no ramo empresarial. Analisar tudo que pode e deve ser feito dentro de uma empresa é essencial para o aumento do desempenho da mesma. Afinal de contas é melhor começar a fazer algo para descobrir o que deve ser feito ou começar a fazer já sabendo tudo que deve ser feito? Meio confuso? Não, é assim mesmo. Portanto o planejamento é algo imprescindível.

Como aumentar a produtividade na sua empresa – Parte III

Comentários

Envie seu comentário