by

Jogos no Linux? O reinado Microsoft pode estar com os dias contados!

Há algum tempo a empresa Valve (muito conhecida pelos jogos: Half-Life, Counter Strike, Left 4 Dead) anunciou estar fazendo testes para rodar o game Left 4 Dead 2 no ubuntu 12.04. A princípio, o resultado não saiu como desejado, o game chegou à apenas 3 frames por segundo. O resultado tão baixo se deve pelo fato da plataforma Linux utilizar Open GL como API Gráfica e o Windows utilizar o Direct3D.

Ubuntu 12.04

Depois de algumas alterações nos códigos do jogo, o Ubuntu 12.04 conseguiu rodar (utilizando uma máquina com processador Intel Core i7-3930K, placa de vídeo GeForce GTX 680 e memória RAM de 32 GB) o jogo Left 4 Dead 2 com incríveis 315 frames por segundo (muito melhor que o Windows, com apenas 270). O resultado impressiona.

A Valve já iniciou o seu projeto para liberar o Steam para Linux ainda este ano para mil players testers. O objetivo é observar a aceitação do público para poder investir mais neste mercado tão promissor.

Quando as vagas de testes estiverem disponíveis, a promessa é que a valve libere um jogo para os testes. As expectadores indicam o game Left 4 Dead 2 como o mais provável jogo a ser liberado pela empresa, mas há rumores que o game Portal 2 seja o escolhido.

Independentemente do game, o fato de uma empresa estar investindo na inclusão do Linux no mercado de games é uma notícia extremamente atraente para os adeptos dos games que prendem muita gente ao Windows. A expectativa é que muitos players migrem para o Linux para desfrutar das mesmas regalias que antes não estavam ao alcance dos sistemas livres.

Comentários

Envie seu comentário