Neymarketing – A galinha dos ovos de ouro da publicidade

Não é de hoje que o Neymar, jogador de futebol conhecido por seus lances incríveis e que dispensa apresentações, vem sendo chamado de “Neymarketing”. Tudo isto acontece por toda a mídia que gira em torno dele, o que é muito atraente para as empresas que querem divulgar a sua marca. O Neymar tem aparecido em tantos comerciais de TV, divulgando tantos produtos, em tantas situações diferentes, que não é a toa que os especialistas em marketing o tenham apelidado desta maneira. O garoto, de tão pouca idade, já ganhou o que pessoas não ganharão a vida inteira. Não só dentro dos gramados, mas principalmente fora deles, fazendo propaganda para as mais diversas empresas e marcas.

Quantas vezes Neymarketing apareceu em campanhas de TV no ano de 2012?

neymar-propagandas-de-tv

Segundo os dados da Controle de concorrência, empresa responsável por contabilizar inserções, Neymar apareceu nada mais, nada menos do que 5300 vezes em comerciais de TV no ano de 2012.Foram 44 horas de exibições nas telinhas de TV dos lares brasileiros, estreando 12 campanhas de marketing diferentes entre si.

Porque Neymarketing é interessante para as empresas?

Porque ele gera muita publicidade. Tudo que Neymar faz vira motivo de atenção. Se ele dança uma música de um desconhecido, por exemplo, os autores virão sucesso instantâneo e a mídia corre atrás deles, pois “se Neymar dançou tal música, então ela vale apena ser divulgada e seus cantores também”, penso eu, este deve ser o pensamento da imprensa.

Tudo que as empresas querem é que seus produtos sejam associado a algo bom, que tenha aceitação do grande público. E quem é mais aceito no país do futebol do que Neymar? Se Neymar falar que tal sabonete é bom, então as pessoas vão acreditar que é e vão compra-lo, esta é a lógica. E as marcas já entenderam isso. O que é bom é associado e o que é ruim é lançado fora. Fazendo uma rápida comparação, na época em que Ronaldo, o fenômeno, este envolvido com escândalos entre travestis, muitas empresas romperam o contrato de propaganda com ele, para que a imagem não fosse associada a algo desagradável aos olhos da sociedade.

Neymarketing pode deixar de ser interessante algum dia?

curiosidades-sobre-neymar

Como foi dito anteriormente, tudo depende da associação. Se, de repente, Neymar faça algo tão desagradável que gere uma repulsão do público contra a sua imagem, provavelmente ele não fará mais jus ao apelido, já que as empresas se desassociariam dele imediatamente, tal como foi feito na época com o Ronaldo.

Mas a verdade é que Neymar continua sendo a galinha dos ovos de ouro de tantas marcas, pois continua com gols incríveis e atuações memoráveis, embora haja momentos em que o jogador passa por fases ruins dentro de campo.

Quanto faturou Neymarketing fora dos campos em 2012?

Com a alta exposição que o menino sofre, fazendo inúmeras propagandas, não é de se estranhar que tenha ganhado muito dinheiro. Apenas em 2012, dizem que ele faturou 60 milhões de reais somente fazendo publicidade para marcas.

Num mundo onde imagem é tudo, as empresas procuram pegar carona na fama daqueles que brilham.

Comentários

Envie seu comentário