O ambiente do supermercado e a sua influência na compra

Quem nunca foi fazer uma compra no supermercado e acabou levando mais do que devia? Isso aconteceu porque você foi influenciado pelo ambiente do supermercado. Os profissionais de marketing deste tipo de local sabem muito bem o que fazer e de que maneira dispor os produtos para que os clientes comprem mais, muitas vezes por impulso, para aumentar o lucro da loja. Nada é colocado ali de maneira aleatória. Tudo tem um porquê e um pra quê.

Se o cliente não for devidamente preparado para comprar em um supermercado, provavelmente vai fazer compras que não eram necessárias. Quando falo de “devidamente preparado”, quero dizer: O cliente precisa ter uma lista de compras em mãos.

O hábito de fazer lista de compras é muito comum em mulheres, mas os homens normalmente não fazem. Engana-se quem pensa que a mulher é mais influenciada que o homem quando o assunto é fazer compras no ambiente do supermercado, pois, como elas vão com uma lista planejada, tem mais facilidade em se ater a ela e não comprar o que não estava previamente disposto na lista.

como-expor-os-produtos-para-vender

Ambiente do supermercado propício às compras

Repare que, normalmente, os supermercados trazem as seguintes disposições:

  • No caminho durante a loja, sempre encontramos salgadinhos e outras guloseimas que são uma verdadeira tentação para quem está passando. E se o cliente está indo para fazer uma compra demorada, então está mais disposto a adquirir estes produtos para ajudar a passar o tempo;
  • É comum os freezers de cerveja e refrigerante estarem logo no inicio de cada seção da loja, pois assim o cliente vai passar por eles com frequência e acabar decidindo-se por comprar;
  • As lanchonetes são normalmente localizadas no final da lojas, pois assim, para que você chegue até elas, terá que passar por todos os outros produtos e poderá acabar por comprar algum;
  • Tem promotoras de vendas para oferecer aquelas tão gostosas amostras grátis com o objetivo de te fazer adquirir. Quem nunca foi a um supermercado e acabou comprando um produto que nem pretendia, simplesmente porque provou dele?
  • Repare que os chocolates e doces nunca estão em lugares muito altos, normalmente ficam a altura dos olhos das crianças, pois assim elas vão ver e influenciar os pais a comprarem para elas;
  • Quando você chega para pagar os produtos, ainda é tentado por bombons, salgados, revistas e outros pequenos utensílios que estão do lado da caixa registradora. Ou seja, o ambiente do supermercado quer fazer você comprar até seu ultimo centavo.

E estes foram só alguns exemplos simples. Nem falei da época de festas, onde todo o supermercado é enfeitado para se adaptar, tal como acontece na pascoa, no natal, no dia das mães e em muitas outras datas comemorativas.

Sabe quanto é aumentado nas vendas simplesmente por causa do ambiente do supermercado? Aproximadamente 35%. Isso significa dizer que se uma pessoa vai ao supermercado esperando gastar 100 reais, vai acabar gastando R$  135,00. Basta ficar ligado e você perceberá isso da próxima vez que você entrar em um supermercado para comprar.

Comentários

Envie seu comentário