O papel do consumidor – 5 diferentes tipos

O papel do consumidor é definido durante um simples ato de comprar. Cada consumidor, independente da sua posição no grupo, possui um papel a assumir quando vai comprar algum produto ou adquirir algum serviço. O consumidor pode assumir cinco papéis diferentes na hora de comprar. O papel do consumidor na hora de fazer uma compra pode variar em 5 tipos. Conheça quais são eles.

O papel do comportamento do consumidor

marketing-comportamento-do-consumidor

Foto divulgação: O papel do consumidor – 5 diferentes tipos

1 – Papel de Indicador

Quando o consumidor assume o papel de indicador, é necessário que ele já tenha experimentado o produto ou serviço anteriormente, pois é ele quem vai indicar o uso deste produto aos demais compradores. Quem está nesse papel do consumidor é responsável por fazer uma indicação positiva ou negativa de uma empresa para os outros consumidores.

O indicador tem as informações necessárias a respeito dos produtos, pois o mesmo já os utilizou, desta forma passa estas informações aos demais. Os que recebem esta informação vão ser influenciados a comprar ou não determinado produto ou serviço de uma empresa.

Estima-se que a cada experiência positiva de um comprador, ele divulgue em média para 3 outros compradores. Porém o inverso é mais acentuado, pois estima-se que a cada experiência negativa de um comprador, ele divulgue em média para  7 pessoas.

2 – Papel de Influenciador

Existem pessoas cuja opinião é tão importante que influencia diretamente na compra de outras pessoas. Essas pessoas estão assumindo o papel de influenciador. Este papel do consumidor está intimamente relacionado àqueles que são admirados por outros. A exemplo de jogadores de futebol, celebridades, cantores e outros que exercem influência em determinado público que tem poder de compra.

3 – Papel de Decisor

É o papel daquele que detém o poder econômico da família. Quem é o responsável pelo pagamento de contas também é responsável pela compra de produtos. A maioria dos consumidores fazem suas compras em família. O papel de decidir está nas mãos de quem tem o dinheiro.

4 – Papel de Comprador

Quem efetivamente exerce a compra, está exercendo o seu papel de comprador. Veja que as mulheres normalmente são as que fazem as compras da casa. Logicamente que, nos dias de hoje, esta tarefa está muito mais dividida e compartilhada entre homem e mulher. Mas o papel do consumidor de comprador é aquele exercido por quem, de posse do dinheiro, vai lá e adquire o produto. Tudo isto independentemente da pessoa ser ou não a dona do dinheiro em questão. Basta unicamente que compre para assumir este papel.

5 – Papel de Usuário

Quem efetivamente utiliza o produto exerce o seu papel de usuário. O que acontece é que muitas vezes alguém da o dinheiro, outro vai lá e faz a compra e um terceiro é quem usa o que foi comprado. O papel do consumidor de usuário está sendo exercido por este ultimo. Vamos usar como exemplo o pai de família que dá o dinheiro pro filho comprar sabão em pó que a mãe vai usar par lavar as roupas. Percebeu os diferentes tipos de papéis do consumidor neste simples fato?

Comentários

Envie seu comentário