by

Você sabe o que é o Surrealismo?

Surrealismo: inconsciente x realidade – Nosso primeiro contato com o mundo surreal geralmente acontece na escola, nas aulas de educação artística, por meio do contato com obras de artistas consagrados Mas o movimento surrealista iniciou-se por volta da década de 20, na França, diante de estudos da psicanálise de Sigmund Freud, que observava o contexto político da época com questionamentos à postura humana e as crenças culturais, fazendo com que o indivíduo olhasse com importância também o seu inconsciente, não apenas diariamente mas também quando fosse utilizar-se do seu processo criativo.

André Breton

Um manifesto realizado pelo poeta André Breton no ano de 1924, foi o início da socialização do surrealismo, dando liberdade a expressões com ausência de lógica, realidade superior a existente e liberdade de criação, ganhando seguidores como Antonin Artaud, Salvador Dali, Luis Buñuel, Joan Miró entre outros artistas.

Obras de Salvador Dali

Joan Miró

Como vemos, o surrealismo está nas artes plásticas, literatura, cinema, teatro e outras formas de pronunciamento social, mas ainda o movimento é pouco entendido pelos indivíduos da sociedade atual, que acabam seguindo a linha do coletivo, atrás de modismos e pensamentos massificados.

Se pararmos para observar, o surreal está no nosso meio a todo momento, ele é parte das nossas ideias inconscientes, que basicamente é o nosso processo mental desenvolvido sem a participação da consciência. Todos os indivíduos podem utilizar-se do processo inconsciente para se expressar e libertar de forma equilibrada a sua mente das regras impostas aos padrões comportamentais e morais.

Comentários

Envie seu comentário