É inegável que hoje o marketing online é responsável por uma grande percentagem de vendas em todo o mundo e vem cada vez mais aumentando no Brasil. Estima-se que até 2016 o comércio online fature 40 bilhões anuais, e com um ritmo cada vez mais crescente. Em certa ocasião um palestrante disse que a empresa que não estiver na internet até 2017 irá à falência. Realmente não é possível mais separar o marketing online do marketing presencial.

A empresa que quiser destaque e aumento das vendas tem que fazer uma boa campanha na internet, principalmente aquelas que tem um público jovem. Estima-se que os maiores compradores da internet são os jovens e as pessoas com mais de 55 anos. Mas porque deste comportamento?
Jovens: Eles compram mais porque são ligados em tecnologia e coisas novas, abraçando essa tendência de maneira forte e consistente.
Pessoas com mais de 55 anos: Os idosos gostam da comodidade que as compras pela internet lhes traz. Antes, eles precisavam de ajuda para sair de casa e fazer suas compras presenciais, mas com o advento das compras pela internet eles passaram a ter mais autonomia e independência para comprar. Além do mais, com o decorrer dos anos os próprios sistemas foram facilitando isto para os idosos, tais como os bancos que passaram a disponibilizar pagamentos e aposentadorias de uma maneira mais conectada.
Para que uma empresa potencialize seus lucros, é preciso ter uma presença marcante na internet e saber fazer uso das ferramentas de marketing digital. Não é possível mais focar apenas em fazer propagandas pelas tv’s, rádios ou outros meios tradicionais. Agora é necessário que os profissionais do marketing aliem-se a internet para colaborar nas vendas.
Por isso é que o marketing online precisa ser estudado cada vez mais e posto em prática nas organizações com fins lucrativos. No futuro, até mesmo os pequenos lojistas regionais precisarão estar vendendo seus produtos na internet e fazendo um bom marketing online para produzir vendas.
O marketing online precisa ser feito de maneira inteligente e concisa. Os clientes que compram pela internet são mais desconfiados e tendem a ser mais exigentes ao comprar.
O que a empresa deve analisar para fazer um bom marketing digital?
A equipe de marketing da empresa deve estar atenta em criar um ambiente de compra virtual semelhante ao real. Apesar de haver uma diferença latente entre estar em uma loja física e estar em uma loja virtual, quando o cliente sente que o ambiente é próximo do real, as percentagens de compra aumentam significativamente.
Se a empresa possui uma loja física, além da virtual, isto se torna um grande diferencial na cabeça do consumidor, pois ele sente-se mais seguro e confiante ao fazer compra naquela loja. Então cabe ao marketing online passar toda esta segurança para quem é o mais importante de uma empresa: O seu cliente.
O marketing direto que o marketing online desenvolve também é responsável pelo sucesso das vendas. A empresa tem que usar o meio digital para fortalecer a marca, fidelizando cliente e não apenas ganhando compradores.