Atacadistas – Definição e Classificação

Os atacadistas são intermediários, tal como os varejistas, mas com uma diferença: Eles são caracterizados por não vendem diretamente ao consumidor final. Eles fazem muitas vezes a ponte entre os produtores do produto (fabricantes) e os varejistas, comprando em grande quantidade do fabricante e vendendo em pequenas quantidades para os varejistas terem um controle de estoque melhor. Os atacadistas também podem prestar alguns serviços que servem tanto para quem é o fabricante, quanto para quem faz o varejo das mercadorias, tais como: Treinamentos, promoções, facilidade de financiamento, assistência, assessoria, transporte, entre outros.

atacadistas

Para classificar os atacadistas, sabemos que existem três tipos, os quais serão explicadas um por um  nas próximas linhas: Comerciantes, corretores e agentes e fabricantes.

Atacadistas comerciantes

Os comerciantes atacadistas são o maior grupo de atacadistas entre os 3 existentes e mais de 50% de todas as vendas são geradas por eles. Este grupo também tem as suas divisões, os quais são: Atacadistas de serviço completo (Além de vender, estes executam todas as funções, como, por exemplo, transportes, assistência, mantem o estoque e etc) e de serviço ilimitado (este subgrupo apenas restringe suas funções em vender a mercadoria a quem queira).

Corretores e agentes

Esta forma de atacado não envolve a propriedade de bens e limita as quantidades de serviço que são oferecidas. Por causa de suas habilidades para negocias, os corretores atuam como um intermediário entre comprador e vendedor, sendo que os corretores tem grande informação de como funciona o mercado. Um exemplo prático são os corretores de imóveis. Os agentes podem ser pessoas físicas ou pessoas jurídicas (empresas) e eles representam empresas, trabalhando em contato com elas e se responsabilizam em vender os produtos independente de serem exclusivos ou não. Um exemplo disto são os representantes comerciais.

Atacadistas fabricantes

O próprio fabricantes pode escolher, em algumas situações, ele mesmo vender os produtos para os varejistas, atuando assim como atacadista de si próprio. Você pode perceber isto melhor se prestar atenção em certos casos típicos de filiais de vendas que estão instaladas longe dos seus fabricantes, e, por conta disto, não mantém estoques, distribuindo apenas a mercadoria.

Então, como você pode perceber, estes três grandes grupos de atacadistas fazem toda a diferença para a distribuição intermediária das mercadorias, fazendo, de alguma forma, com que elas acabem chegando ao varejista e, às vezes, diretamente ao consumidor final, embora não seja este o papel que lhe foi dado incialmente.

Os atacadistas não estão divididos e classificados como os varejistas, ou seja, não estão divididos em lojas de vários tipos de circulação de mercadorias, mas são de principal importância para que os produtos destas lojas estejam lá. Sem os atacadistas, os varejistas teriam que comprar direto do fabricante e iriam precisar estocar mais mercadoria do que o necessário, então cada um tem o seu papel neste mundo de logística e distribuição física dos produtos que são fabricados. Lembrando que a logística é muito mais do que levar o produto fisicamente

Comentários

Envie seu comentário