Explicando a Questão da Propaganda no Marketing

O objetivo da propagando no marketing é reunir todas as atividades que são feitas para promover um produto e alcançar o subconsciente do consumidor, trabalhando em cima de uma comunicação eficiente para influenciar na decisão de compra do mesmo. Quando um conceito em torno de um produto é inserido no mercado, há uma tentativa de consolida-lo para que este seja aceito e reconhecido. Isso tudo vem de uma comunicação eficaz capaz de influenciar e tornar pessoas em clientes.

Os meios de divulgação

Quando uma empresa quer divulgar um produto, ela escolhe um meio. Este meio pode ser canais de televisão, revistas, jornais, rádios, internet, panfletos, cinema, outdoor ou qualquer outro que esteja a disposição. Mas a escolha de tal meio é determinante no sucesso ou insucesso de um produto especifico, de modo que é preciso escolher com cuidado, pois senão isto pode ser o fim para uma linha de produtos ou até mesmo para a própria empresa.

Tome como exemplo uma empresa de SEO, que tem seu publico alvo em webmasters que queiram aprender como posicionar bem seus sites nos buscadores. Esta empresa, por exemplo, se resolver divulgar em canais de televisão, provavelmente não terá o retorno desejado, pois seus clientes não estão prioritariamente lá, então seria dinheiro jogado fora. O melhor meio de fazer a propaganda no marketing de uma empresa dessas é escolher a internet como canal. Com isto você consegue perceber a importância de se escolher o canal correto de divulgação.

marketinge-propaganda

A questão do esforço promocional

Para promover um produto, a empresa precisa tomar certos cuidados, principalmente porque existem 3 grandes grupos de consumidores para uma empresa:

Vendedores: Pessoas que serão responsáveis pela decisão final de compra do consumidor.

As empresas tem que focar nos vendedores dos seus produtos, por isso devem ajuda-los, pois estes serão responsáveis pela venda. Então as empresas, para fazerem a propaganda no marketing para este grupo, precisam oferecer estrutura excelente para estes, de modo que eles possam divulgar os produtos da melhor forma possível.

Revendedores: Empresas que disponibilizarão os produtos para os clientes em locais físicos.

As empresas tem que se preocupar com a substituição e reposição dos produtos nas prateleiras dos revendedores. Por isso que o esforço promocional com relação a este grupo está intimamente ligada a rotatividade dos produtos nas prateleiras.

Consumidores finais: Quem efetivamente consome o produto.

Já a relação com o consumidor, realmente precisará de uma promoção que vai além de simples publicidade dos produtos. Por isso a propaganda no marketing é necessária de algo que realmente chama a atenção do consumidor final, ou seja, uma comunicação tal, que seja despertado um interesse grande em conhecer o produto e compra-lo. E, para despertar este desejo, é preciso uma abordagem que faça toda a diferença.

Todos os dias somos bombardeados pelo marketing em tudo que fazemos e, para terminar este artigo, fiquem com uma citação publicitária muito importante para o estudo:

Desde que acordamos até o momento que dormimos, todas as nossas ações são permeadas pelo marketing. O consumo do sabonete na higiene pessoal, ao lado da pasta dental ou mesmo do papel higiênico, é influenciado por alguma promoção no ponto de venda ou por um comercial na televisão. A lâmina de barbear, o creme de barbear, a loção pós-barba e o desodorante têm seu uso estimulado por algum apelo persuasivo. A manteiga ou a margarina, o café solúvel ou o de coado, o leite, tudo passa pela sedução de compra de algum elemento de marketing (Cobra 1986).

Comentários

Envie seu comentário