O que é um produto e qual sua importância para uma empresa?

Este artigo foca em explicar o que é um produto, quais suas classificações e importância para a empresa. O produto é o composto mais importante para uma empresa, portanto a empresa foca todas as suas decisões baseadas no produto o qual comercializa, daí a importância de fazer um bom marketing de produto. O produto deuma empresa precisa ter todas as característica que o consumidor está procurando, senão não será adquirido. É importante lembrar que o cliente não compra apenas bens físicos, mas também bens intangíveis, tais como conforto, luxo, status, entre outros.

As classificações de produtos

o-que-e-um-produtoOs produtos podem ser classificados entre de consumo e industriais, veja abaixo a classificação para os de consumo:

Produtos de conveniência: Cigarros, balas, revistas, jornais e tudo que pode ser encontrado por preço baixo em locais de fácil localização e que são comprados sem muito estudo ou comparação, além de serem adquiridos com frequência.

Produtos de escolha: Eletrodomésticos e outros semelhantes. São os produtos que normalmente o cliente compara para poder comprar com menor preço. Levando isto em consideração, podemos dizer que tais produtos são mais caros e não são comprados com tanta frequência.

Produtos de especialidade: São produtos confiáveis para o consumidor. Já reparou que tem clientes que frequentam o mesmo cabelereiro há anos? O serviço deste cabelereiro já se tornou um produto especial. E muitos destes produtos só estão disponíveis em espaços exclusivos.

Já os produtos industriais são aqueles que são comprados para revender ou que participam na composição de outros produtos (matérias-primas, ferramentas, máquinas e outros).

A qualidade do produto

Aqui diz-se que o produto precisa satisfazer TODAS as necessidades dos consumidores e ir além disso, satisfazendo também as necessidades daqueles que vendem o produto, o que chamamos de qualidade total.

A marca do produto

A marca do produto é muito importante para diferencia-lo dos demais produtos semelhantes de outras empresas. Quando um consumidor compra um produto e fica satisfeito, a tendência é que ele volte a comprar desta mesma marca, então serve de referência para o cliente. Além de que a marca também serve para proteger os direitos de seus fabricantes e distribuidores.

A embalagem do produto

A embalagem do produto não serve apenas para proteger os mesmos, vão mais além. É importante que a embalagem agrade o cliente para que este possa comprar da marca. Tome como exemplo uma marca de manteiga que trocou sua embalagem redonda por uma retangular e assim aumentou o número de vendas, visto que, com esta nova embalagem, ficou mais fácil guardar na geladeira e ficou menos escorregadia para a mão da dona de casa que normalmente é quem adquire o produto.

Então, como você pode ver, existem muitos aspectos em torno dos produtos que fazem a maior diferença na hora de apresenta-lo ao mercado.

Comentários

Envie seu comentário