by

Papinha pronta e papinhas caseiras tem o mesmo valor nutricional?

Acredito que muitas mães tem receio de alimentar seus bebês com produtos como papinhas prontas de supermercados é natural ter uma certa duvida da garantia nutricional desses produtos. Já que não há nada mais saudável que uma refeição caseira. Mas pelo ritmo de vida que levamos as vezes não resta outra alternativa que alimentar seus filhos com papinhas de bote preparadas e entra aquela duvida a papinha de supermercado é saudável ou pode fazer mal para meu bebês?
Pensando nisso um grupo de pesquisadores do Departamento de Tecnologia, Nutrição da Universidade de Murcia e um Hospital pediátrico La Fe de Valência, ambos em Espanha. Realizaram diversas provas profundas da credibilidade das papinhas prontas a intenção era saber se essas eram tão saudáveis quanto as papinhas caseiras no que se refere percentual e qualidade de nutrientes.

Como eles fizeram esse estudo?

Para fazer essas analises os pesquisadores colheram mostras de 3 marcas mais populares da Espanha, quais são as mesmas do Brasil entre elas a da marca Nestlé. Logo fizeram papinhas caseiras com a mesma receita que contavam nas papinhas artificiais, utilizando também um método de preparo também caseiro. Depois de feita as papinhas versão caseira as colocaram em potes de vidros esterilizados assim como estavam nas papinhas de supermercado.
Com as duas papinhas prontas a caseira e a de supermercado eles fizeram analises como Humidade, conteúdo de macronutrientes, conteúdo energético, quantidade de sódio e percentual de sódio de cada refeição.
Traz analisar as papinhas, os pesquisadores espanhóis concluíram que tanto a papinha do supermercado como a papinha caseira continham o mesmo perfil nutricional recomendado.
Todas as amostras estudadas apresentaram um teor de nutrientes e energia parecidos e recomendável para bebes com menos de um ano de idade. Lembrando que as doses de carnes na receita caseira foram as mesmas da receita da papinha de potinho.
Em relação ao teor de sódio na papinha é muito provável errar na quantidade de sal das papinhas caseiras. Nos estudos realizados não teve diferença entre as duas provas mas somente devido eles terem usado exatamente a mesma quantidade de sal da receita da papinha pronta.
Resumindo o estudo relata sempre que ambas papinhas tem o mesmo valor nutricional e ainda alertava que se a papinha é asneira há possibilidades de errar na quantidade de ingredientes e sal recomendado.

Afinal papinha pronta ou papinha caseira?

Pessoalmente não duvido que os produtos de hoje em dia estejam cada vez mais aperfeiçoados e bem elaborados mas não dado que as papinhas prontas não contem conservantes, sua conservação e garantida com a esterilização dos ingredientes em alta temperatura e por estarem lacradas a vaco. Porém por um simples fato, creio que como uma papinha caseira não há igual, desde que seja uma receita com ingredientes a medida recomendada para cada idade (pouquíssimo sal, alimentos bem lavados e carne magra).
Ademais é bom acostumar as crianças desde sempre com alimentos caseiros para não lhe familiarizar precocemente com alimentos prontos de supermercado.
Quando se faz um estudo com esse é sempre bom estar atentos que por traz disso pode haver interesses comerciais ainda que no caso das papinhas dificilmente haverá ingredientes prejudiciais ou ausência de nutrientes que seu bebe precisa.
Assim que busque sempre alimentar seu bebê com comidas caseiras mas se algum dia você não puder fazer uma papinha caseira não se culpe em dar refeições com papinha de prontas de supermercado.

Fonte: actapediatrica.com

Comentários

1 comentário


  1. // Responder

    Alguem sabe qual é a melhor marca de papinhas prontas?

Envie seu comentário