Pesquisa de mercado – Por que ela é importante?

A pesquisa de mercado precisa ser utilizada por uma empresa que quer entrar em um mercado novo, lançar um produto diferente ou até mesmo começar suas atividades. Ninguém começa uma empresa “do nada”, sem ter informações prévias de como se comporta o mercado onde ela irá atuar. Fazer uma pesquisa de mercado é essencial para que se minimize os riscos de algo dar errado com as atividades da empresa, de modo que, a empresa que não procura conhecer o ramo no qual vai atuar, possivelmente fracassará e terá todo seu esforço reduzido a nada.

O que é uma pesquisa de mercado?

Pode-se dizer que a pesquisa de mercado é uma fonte de investigação de mercado que vai tentar encontrar todos os detalhes possíveis para atingir objetivos específicos e mais detalhados.

É utilizada para detectar se determinado produto tem muitas possibilidades de ser vendido, ou ainda se será aceito amplamente no meio dos consumidores em potencial, ou seja, o público-alvo. Tudo que é necessário de informação para a empresa atuar será reunido na pesquisa de mercado, então ela não pode ser dispensada ou tratada como algo em vão. Posso até seguramente dizer que, sem a pesquisa de mercado, a empresa está dando um tiro no escuro e nunca tomará decisões realmente acertadas.

Quais os objetivos da pesquisa de mercado?

pesquisa-de-mercado

Selecionar os possíveis consumidores que poderão adquirir seus produtos

Existem vários mercados onde uma nova empresa pode atuar, de maneira que é preciso muitas vezes identificar qual o mercado-alvo e trabalhar nele para que se possa gerar lucros através de produtos que supram as necessidades latentes.

Identificar as tendências do mercado

O mercado é dinâmico, ou seja, muda constantemente e se comporta de várias maneiras durantes o tempo. Algo que pode ser “o máximo” hoje, pode ser ultrapassado amanhã. Então a pesquisa de mercado ajuda a entender qual será a próxima tendência para investimentos.

Identificar necessidades e expectativas dos consumidores

É preciso saber o que os consumidores desejam, e então dar isso a eles.

Conhecer o nível de satisfação do mercado em relação ao produto ou serviço

É preciso entender como o público-alvo está recebendo o produto que foi apresentado. E, para isso, a pesquisa de mercado cumpre bem o seu papel.

Conhecer detalhadamente a concorrência

A empresa necessita conhecer seus outros concorrentes e saber como eles estão tratando os seus produtos e o seu mercado. É preciso saber o número de concorrentes, os canais de distribuição que eles utilizam, os preços que já são praticados e onde os concorrentes são frágeis, para justamente trabalhar nestes pontos.

Detectar o que pode ser uma oportunidade

Sempre existem oportunidades para serem pegas no mercado, e a pesquisa ajuda a identifica-las, para posterior ação por parte da empresa.

Detectar o que pode ser uma ameaça

As pesquisa de mercado também dar dados sobre as ameaças que a empresa vai enfrentar no mercado em que vai atuar. Ás vezes estas ameaças são políticas, sociais, tecnológicas, culturais, entre muitas outras.

Acho que já deu pra entender a importância da pesquisa de mercado não é? Abraços!

Comentários

Envie seu comentário