Tudo Sobre os Componentes de um Produto

Embora os componentes de um produto possam ser físicos e visíveis, outros são intangíveis, mas igualmente ou até mais importantes. Os produtos tem suas características diferenciadas que, se bem elaboradas, podem alcançar um grande mercado e ter sua colocação facilitada no mesmo. Os elementos componentes de um produto são a marca, a embalagem, o rótulo, o serviço de apoio, estilo e design e qualidade, os quais você vai conhecer agora, nas próximas linhas.

Componentes-de-um-Produto

A Marca

Uma marca é algo que vai ficar na cabeça do consumidor e ser associado ao produto em questão. Pode ser um símbolo, uma letra, um nome ou um desenho que identifique que tal produto é único e o diferencie dos demais semelhantes. Em outra ocasião falaremos mais detalhadamente sobre o que é uma marca.

A Embalagem

Falar de embalagem levaria um artigo inteiro, são muitos os pontos importantes a serem ditos, porém o que você tem que entender é que a embalagem tem que induzir o consumidor a compra e precisa ser útil para ele, mesmo depois de vazia, se possível (tal como os potes de sorvete e margarina). A embalagem influencia diretamente as pessoas quando estas passam diante a uma prateleira que contenha determinado produto.

Rótulo

O rótulo é o que vai identificar o produto ou a marca e pode ser usado para ter diferentes funções na cabeça do consumidor. Este é um dos componentes dos produtos que está à vista de quem compra e é o que o consumidor verifica logo que segura um produto em mãos. Vão desde simples etiquetas presas às embalagens, até peças gráficas complexas que chamam a atenção só de olhar.

Serviço de apoio e garantia

Ás vezes os produtos são demasiadamente complexos para a sua utilização, tal como é os maquinários pesados que precisam de uma orientação mais elevado depois da sua compra. O que acontece é que alguns produtos são comprados, consumidor e pronto, mas outros precisam ter um apoio da empresa que o vendeu.

E muitos clientes não conhecem um produto ou marca, então necessitam de uma segurança para comprar e saber que podem ter todo serviço de manutenção necessário caso algo dê errado. Por isso que a garantia também é uma peça importante.

Estilo e design

Muitos são os produtos que se destacam pelo seu estilo e design e por isso são vendidos mais do que os da concorrência, mesmo que essas tenham preços melhores. Um exemplo são os smartphones, que ampliam não só a beleza física do aparelho mas a sua personalidade.

Qualidade

A questão da qualidade é muito importante, pois ninguém volta a comprar de uma empresa se o produto da mesma falha ou não funciona como o esperado logo após a aquisição do mesmo. A empresa que não investe em qualidade perde muito. Mas a qualidade não pode ser elevada ao extremo porque isto aumentaria o preço do produto e tornaria sua venda inviável.

Esses foram os componentes de um produto que são indispensáveis na hora de comercializar os mesmos. Alguns merecem mais detalhamento, então faremos isto em próximas publicações.

Comentários

Envie seu comentário