by

Você está dormindo o suficiente?

Você está dormindo o suficiente? Depois de um longo dia de trabalho, uma pessoa pode estar exausta e tudo que quer é chegar em casa e tomar aquele banho relaxante. Depois, tudo que o corpo quer é ir para a cama ou até mesmo para um sofá mais próximo!

Algumas pessoas, no entanto, não atendem às necessidades do corpo e procuram outras atividades para passar seu tempo e acabam dormindo pouco. A noite para elas é uma espécie de extensão do dia; tem quem faça suas tarefas de casa (limpar a casa, lavar a roupa, trabalhar pela internet, cozinhar etc) e acabam dormindo pouco por consequência disto. Por conta disto, a noite acaba sendo insuficiente para esta pessoa descansar merecidamente, o que pode causar uma gama de irregularidades no corpo e problemas no cérebro para sempre.

Se você pensa que quando dorme seu cérebro para de trabalhar, saiba que está enganado. Ao contrário disto, é nesse período que ele trabalha toda a sua potência, já que é nessa fase que o indivíduo absorve o conhecimento, quando você está dormindo seu cérebro seleciona o que deve ficar na memória e o que não precisa ser guardado.

Quantas horas devo dormir?

O ideal para uma noite de sono é de oito horas. O que acontece é que a maioria das pessoas não consegue dormir oito horas por noite. A boa notícia é que dormindo no mínimo seis horas o cérebro já consegue cumprir com suas tarefas, dormindo menos que isso a pessoa está fadada a desenvolver algum problema de saúde

Consequências por dormir pouco

Um estudo do Instituto Francês para a Nutrição (IFN) afirma que dormir menos do que o ideal ajuda no aumento de peso e no surgimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Dormir menos que oito horas diminui a retenção de hormônio leptina (limitador do apetite), dando reação contrária, pois aumenta a fome ao liberar mais grelina, segundo a doutora em neurociências do IFN, Karine Spiegel.

As pessoas que dormem pouco tendem a aumentar em 24% seu apetite, estado que piora com o cansaço físico apresentado por essas pessoas, já que está cansada ela não procura realizar nenhuma atividade física.

Mas tome muito cuidado! Dormir de mais também é tão prejudicial quanto dormir menos: um dos fatores que são causados na vida de uma pessoa que dorme mais do que o tempo ideal é a aceleração do envelhecimento.

Comentários

Envie seu comentário